Desvendando funções com o poder do Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v7i7.212Keywords:
Computação, Programação, Tecnologia na EducaçãoAbstract
As funções matemáticas desempenham um papel essencial no estudo das relações e comportamentos quantitativos presentes no dia a dia da sociedade moderna. Atualmente, o ensino de funções nas escolas deve enfatizar uma abordagem mais prática e visual, utilizando recursos tecnológicos, com uso de softwares por exemplo, para tornar os conceitos mais acessíveis e envolventes. Sendo o GeoGebra, uma ferramenta educacional versátil, que se destaca ao simplificar a exploração e visualização de funções de forma interativa e dinâmica, os usuários podem criar gráficos detalhados, ajustar parâmetros, analisar minuciosamente padrões e resolver uma ampla gama de problemas relacionados a funções, tornando o processo de ensino e aprendizagem acessível e envolvente. Essa combinação única de conceitos matemáticos e tecnologia oferece aos educadores e estudantes uma abordagem ativa para aprimorar a compreensão e aplicação de funções matemáticas. De acordo com Silva (2017), o GeoGebra se destaca como um software educacional que promove interatividade, manipulação e dinamismo nas atividades de ensino, eliminando a necessidade de utensílios artesanais como régua, transferidor e compasso, os quais muitas vezes apresentam menor precisão. Baseado em todos esses fatores, no presente minicurso os participantes terão a oportunidade de adquirir habilidades práticas para utilizar o GeoGebra como uma ferramenta pedagógica, capacitando-os a criar gráficos, explorar conceitos de funções, ajustar parâmetros, por meio de diversas construções e, assim, aprimorar sua capacidade de ensinar matemática, facilitando o aprimoramento das suas competências e seus conhecimentos matemáticos.