Proposta de erradicação de passivo ambiental em pequenos municípios

Authors

  • Sergio Bento Lolli
  • Angélica Papote De Oliveira
  • Claudinéia Conationi Da Silva Franco
  • Cleverson Cirino Coelho Da Silva
  • Enoque Alves Da Rocha
  • Eric Duarte Campos
  • Fabiano Cardoso Pirissato
  • Joaquim Mario De Paula Pinto Junior
  • Jorge Luiz. R. Valêncio
  • Maria Silvinha Cararo Martins
  • Sirlene Siqueira Alves

Keywords:

Passivo ambiental, resíduo, aterro sanitário, gestão

Abstract

O passivo ambiental está presente na vida dos cidadãos, o consumismo é um aliado deste mal. A lei 12.305/10 impunha para o poder publico a gestão dos resíduos. Estando a união e o estado distante do cidadão, os municípios é o ente mais cobrado neste particular e na medida do possível os prefeitos tenta dar uma reposta convincente para o assunto, porem o flagrante insucesso diante dos escassos recursos disponíveis. É certo que esta preocupação fica em segundo plano porque é o tipo de ação que não dá o retorno politico partidário esperado. O gerenciamento de resíduos não é opcional é uma obrigação legal e moral. Diante dos poucos recursos uma alternativa é os municípios unirem em consórcio público para fazer o gerenciamento dos resíduos. A lei 11.107/06 abriu esta possibilidade, principalmente aos pequenos municípios, possibilitando atacar o problema com uma estrutura e capacidade instalada adequada. O gestor não pode abrir mão de erradicar o passivo ambiental, isto porque, a lei o incluiu como pessoa física a ser responsabilizada por este empecilho. Um aterro sanitário adequado é o mínimo que os municípios podem incluir nas suas prestações de contas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sergio Bento Lolli

Graduado em Ciências Contábeis - UniBF – União Brasileira de Faculdades, no ano de 2019.

 

Angélica Papote De Oliveira

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação, UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Ciências Jurídicas, UNICESUMAR.

 

 

Claudinéia Conationi Da Silva Franco

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Doutora em Biologia Celular e Molecular- PBC – UEM.

Cleverson Cirino Coelho Da Silva

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar - UNESPAR.

Enoque Alves Da Rocha

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

Eric Duarte Campos

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Finanças e Controladoria.

Fabiano Cardoso Pirissato

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas – UNIFATECIE.

Joaquim Mario De Paula Pinto Junior

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira e Contábil – UNESPAR.

Jorge Luiz. R. Valêncio

Professor do curso de Serviços Jurídicos da Unibf – União Brasileira de Faculdades, Pós graduado em Direito Ambiental, 2005.

 

Maria Silvinha Cararo Martins

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

 

Sirlene Siqueira Alves

Professora Orientadora do Curso de Ciências Contábeis - UniBF - União Brasileira de Faculdades. Mestra em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

 

 

 

Published

2020-06-25

How to Cite

Bento Lolli, S. ., Papote De Oliveira, A. ., Conationi Da Silva Franco, C. ., Cirino Coelho Da Silva, C. ., Alves Da Rocha, E. ., Duarte Campos, E. ., … Siqueira Alves, S. . (2020). Proposta de erradicação de passivo ambiental em pequenos municípios. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 130–141. Retrieved from https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/16

Issue

Section

Artigos