Os direitos e deveres das crianças

contribuição da ação formativa, política e consciente

Autores

  • Gilmara Belmiro da Silva UEM
  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula UEM
  • Verônica Regina Müller UEM

Palavras-chave:

Direitos, Deveres, Crianças, Adolescentes, Família, ECA

Resumo

Os direitos e deveres das crianças e adolescentes no Brasil é amparado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (BRASIL, 1990) e tem suscitado o interesse de trabalhar e discutir essa lei na sociedade, nas instituições que atendem a crianças e adolescentes, no contexto familiar e ambientes de educação e socialização das crianças. Essaação de formação foi solicitada como avaliação final de uma disciplina ministrada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano de 2020. O objetivo deste artigo é fazer um descritivo de como os direitos sociais das crianças podem ser abordados, junto as crianças, de maneira simples e prática, com vistas a oportunizarem as mesmas o entendimento de direitos da infância. O trabalho desenvolvido foi composto de duas partes: uma de fundamentação teórica e outra de descritivo da intervenção prática que foi realizada. A intervenção prática foi realizada em 3 atividades semanais durante três semanas. Os encontros eram relativos à temática os direitos e deveres das crianças, no qual participaram duas crianças com idades de 8 e 9 anos. As atividades estavam voltadas a promoção de músicas, brincadeiras e artes visuais e muitas rodas de conversas. Foi possível perceber que as crianças demonstraram o espírito crítico e curioso, bem como criatividade e habilidade nas atividades realizadas, reafirmando o pressuposto de que as crianças são ávidas por conhecimentos e repletas de possibilidade, e que conseguem, se bem planejado, entenderem-se como sujeitos de direitos.

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Biografia do Autor

Gilmara Belmiro da Silva, UEM

Aluna não-regular do Programa de Pós-graduação em Educação. Trabalho escrito da disciplina Infância e Educação Social, do curso Doutorado em Educação.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, UEM

Professora doutora e membra do Programa de Pós-graduação em Educação – Maringá.

Verônica Regina Müller, UEM

Professora doutora e membra do Programa de Pós-graduação em Educação - Maringá.

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Como Citar

Silva, G. B. da, Paula, E. M. A. T. de, & Müller, V. R. (2021). Os direitos e deveres das crianças: contribuição da ação formativa, política e consciente. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 2(2), 143–151. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/82

Edição

Seção

Artigos