Educação inclusiva no ensino fundamental
Palavras-chave:
Inclusão, Educação, Efetividade, EducaçãoInclusivaResumo
O presente artigo tem como objetivo primordial estudar a ocorrência da Educação In-clusiva no Ensino Fundamental, através de análise histórica até o momento atual, ex-planando a evolução na legislação brasileira, suas bases legais no ordenamento jurí-dico brasileiro, bem como a visão crítica sobre a efetividade da educação inclusiva. Através de análise bibliográfica, o tema será tratado, analisando a Educação Inclusiva durante os nove anos que abrange o Ensino Fundamental nos moldes atuais da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A metodologia de estudos é a revisão bibliográfica. Os estudos do trabalho enfocaram de forma geral a inclusão aplicada ao ensino fun-damental no Brasil, sua ocorrência, efetividade e todo percurso histórico até os dias atuais, de forma crítica. Aborda-se a política de Educação Inclusiva vigente, bem como, visto tratar-se de alunos com ocorrência de necessidades especiais, o trabalho abor-dará as deficiências e síndromes mais recorrentes nas escolas regulares que, através da inclusão implantada em seu sistema regular de ensino, possui como desafio o apri-moramento do tema, através de adequação, acessibilidade e aprimoramento, visando a inclusão do aluno na sociedade de forma concreta, visto que, conforme o trabalho demonstra, a discriminação e exclusão de tais alunos está em contínuo processo de superação. Neste aspecto, o trabalho traça características no tocante à Escola Inclu-siva, elencando-as de forma abrangente e concisa, bem como enfoca propostas de efetividade, através do empenho da Escola, da sociedade e da família do aluno porta-dor de necessidades especiais. Trata-se o tema de questão a ser adequada a reali-dade de cada escola inclusiva, a sociedade em que atua e as famílias e organizações envolvidas.