Análise do processo de dispensa e inexigibilidade de licitação: um estudo de caso na prefeitura municipal de Rondon – PR

Autores

  • Bruno da Rocha Gonçalves
  • Júlio Cézar Dos Santos De Oliveira
  • Sirlene Siqueira Alves
  • Daniel Malheiros Vitto
  • Enoque Alves Da Rocha
  • Eric Duarte Campos
  • Joaquim Mario De Paula Pinto Júnior
  • Jorge Luiz Rodrigues Valêncio
  • Maria Silvinha Cararo Martins
  • Sandra Regina Dorne
  • Silvana Soares Siqueira

Palavras-chave:

Dispensa, Inexigibilidade, Licitação

Resumo

O presente artigo tem como tema a análise do processo de dispensa e inexigibilidade de licitação na Prefeitura Municipal de Rondon – PR, refere-se à casos especiais previstos em lei, objetivando-se expor e demonstrar como são feitas as contratações diretas no  município pelo Órgão Público especificando como funciona esse processo e como são realizados os contratos e ainda fazer uma avaliação sobre o assunto abordado. Auxiliado pelos métodos de estudo de caso, para ajudar a constatar a real situação do caso e auxiliar na conclusão sobre a questão em estudo e pelo método de pesquisas bibliográfica, conteúdo para abranger o conhecimento sobre o assunto, resultando assim em maiores possibilidades de enriquecer o assunto. Resultando na constatação da ideia que, embora a contratação direta seja pouco utilizada, deve ser aplicada quando realmente não está apta a aquisição pela licitação, chegando à conclusão que a dispensa e inexigibilidade são necessárias principalmente para processos urgentes e que devem ser profundamente justificadas e analisadas antes de serem contratadas para que não haja casos de fraudes e benefício próprio para gestores públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno da Rocha Gonçalves

Acadêmico do 8° semestre de Ciências Contábeis da UniBF – União Brasileira de Faculdades, no ano de 2019.

Júlio Cézar Dos Santos De Oliveira

 Acadêmico do 8° semestre de Ciências Contábeis da UniBF – União Brasileira de Faculdades, no ano de 2019.

Sirlene Siqueira Alves

Professora Orientadora do Curso de Ciências Contábeis da UniBF – União Brasileira de Faculdades, Ma em Desenvolvimento de Tecnologia.

Daniel Malheiros Vitto

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira Contábil e Auditoria – UNESPAR.

Enoque Alves Da Rocha

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

Eric Duarte Campos

 Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Finanças e Controladoria.

Joaquim Mario De Paula Pinto Júnior

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira e Contábil – UNESPAR.

Jorge Luiz Rodrigues Valêncio

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão em Direito Ambiental.

Maria Silvinha Cararo Martins

 Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

Sandra Regina Dorne

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

Silvana Soares Siqueira

9Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Estudos Linguísticos da linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas – UEM.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

da Rocha Gonçalves, B. ., Cézar Dos Santos De Oliveira, J. ., Siqueira Alves, S. ., Malheiros Vitto, D. ., Alves Da Rocha, E. ., Duarte Campos, E. ., … Soares Siqueira, S. . (2020). Análise do processo de dispensa e inexigibilidade de licitação: um estudo de caso na prefeitura municipal de Rondon – PR. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 45–54. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/6

Edição

Seção

Artigos