Competências docentes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.194Palavras-chave:
Docente, Ensino Superior, CompetênciasResumo
O êxito de um profissional é amplamente determinado pela qualidade de suas competências. Assim, entender o perfil de um determinado profissional requer o conhecimento das competências necessárias para o desempenho de suas funções. A docência no ensino superior abrange uma variedade de requisitos que incluem atividades como pesquisa, ensino e orientação, sendo esperado que o docente possua uma gama de competências. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal identificar o perfil de competências do docente no ensino superior. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos na coleta de dados. Os resultados permitiram categorizar as competências essenciais dos docentes no ensino superior em três domínios distintos: i) a apropriação dos conteúdos científicos a serem ensinados; ii) a expertise nos processos de ensino e aprendizagem (didática); e iii) as habilidades relacionadas à gestão. Cada um desses domínios requer habilidades técnicas e comportamentais específicas dos docentes, sendo que a didática recebeu maior ênfase na discussão bibliográfica, devido a relevância dos métodos de ensino no contexto do ensino superior.