Competências docentes no ensino superior

Autores

  • Juliana Vieira Severo União Brasileira de Faculdades (UNIBF)

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.194

Palavras-chave:

Docente, Ensino Superior, Competências

Resumo

O êxito de um profissional é amplamente determinado pela qualidade de suas competências. Assim, entender o perfil de um determinado profissional requer o conhecimento das competências necessárias para o desempenho de suas funções. A docência no ensino superior abrange uma variedade de requisitos que incluem atividades como pesquisa, ensino e orientação, sendo esperado que o docente possua uma gama de competências. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal identificar o perfil de competências do docente no ensino superior. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos na coleta de dados. Os resultados permitiram categorizar as competências essenciais dos docentes no ensino superior em três domínios distintos: i) a apropriação dos conteúdos científicos a serem ensinados; ii) a expertise nos processos de ensino e aprendizagem (didática); e iii) as habilidades relacionadas à gestão. Cada um desses domínios requer habilidades técnicas e comportamentais específicas dos docentes, sendo que a didática recebeu maior ênfase na discussão bibliográfica, devido a relevância dos métodos de ensino no contexto do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Vieira Severo, União Brasileira de Faculdades (UNIBF)

Especialista em Docência em Administração (UniBF). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UniSociesc). Graduada em Administração (UFSC). Graduada em Comércio Exterior (UNIVALI).

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Severo, J. V. (2024). Competências docentes no ensino superior. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 8(8), 198–210. https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.194

Edição

Seção

Artigos