Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola

Autores

  • Isadora Fernandes
  • Larissa Klosowski De Paula

Palavras-chave:

TDAH, Docente, TDAH na escola

Resumo

O presente artigo aborda a definição do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, assim como a importância do professor estar interado do assunto, sendo este conhecedor do que provoca o transtorno, seus sintomas e melhor forma de trabalhar com um aluno que possui essa particularidade. O objetivo desse estudo foi investigar se os professores sabem identificar essa disfunção em seu aluno. Para tanto, primeiramente se partiu de uma bibliografia acerca da temática, para que, posteriormente, pudesse ser utilizado como material investigativo um questionário com perguntas realizadas aos docentes de uma escola localizada na Região Noroeste do Paraná, com o objetivo de identificar se estes possuem conhecimento do transtorno, assim como das formas adequadas para o ensino e aprendizagem do aluno que o possui. Como resultado, foi constatado que a maioria dos professores entrevistados possuem o conhecimento necessário para realizar a identificação do TDAH em seu aluno, porém ainda falta o conhecimento sobre o laudo médico que seu aluno já traz consigo, para que o professor adeque sua aula conforme a necessidade da criança. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Fernandes

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR).

Larissa Klosowski De Paula

Graduada em História e Mestre em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar, pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR / Campus Paranavaí. Doutoranda em História pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade do Campo (GEPEDIC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação (GEPEHED). Docente na Faculdade UniBF.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Fernandes, I. ., & Klosowski De Paula, L. (2020). Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na escola. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 154–163. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/18

Edição

Seção

Artigos