Formação de professores

práticas educativas e os desafios da atualidade

Autores

  • Celso Jorge Martins UniBF
  • Cíntia Cristiane de Andrade UniBF / SEED-PR
  • Maria Silvinha Cararo Martins UniBF
  • Stéfanny Barranco do Nascimento UniBF

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.171

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada, Desafio da educação, Tendências na educação

Resumo

A proposta deste estudo bibliográfico, por meio de revisão de literatura sobre o tema, busca discutir questões relacionadas à formação de professores no Brasil na atualidade, permeando as práticas educativas e os desafios pedagógicos, tendo como base as publicações e os documentos legais que discutem e orientam este processo de formação. Busca também discutir as tendências atuais na formação de professores, com ênfase nas novas tecnologias em educação, na educação a distância, nas diversidades e na inclusão de alunos com necessidades especiais como processo de formação profissional e a importância da formação continuada para a atualização e aprimoramento da ação docente. Como resultados, evidenciou-se a necessidade de se manter uma formação inicial e continuada conectadas com as tecnologias da informação e comunicação, bem como com os estudos comportamentais que permitem cada vez mais compreender a sociedade e suas relações, como encaminhamento para que os educadores estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios e oportunidades da atualidade, fortalecendo assim o sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Jorge Martins, UniBF

Mestre em Letras (UEM). Docente da UniBF.

Cíntia Cristiane de Andrade, UniBF / SEED-PR

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática (UEM). Docente da UniBF e SEED/PR.

Maria Silvinha Cararo Martins, UniBF

Mestre em Educação – UEM. Docente da UniBF.

Stéfanny Barranco do Nascimento, UniBF

Mestre em Letras (UEM). Graduada em Letras (FAFIPA). Graduada em Pedagogia (UniFatecie). Docente da UniBF e da Rede Particular da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

Martins, C. J., Andrade, C. C. de, Martins, M. S. C., & Nascimento, S. B. do. (2024). Formação de professores: práticas educativas e os desafios da atualidade. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), 87–98. https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.171

Edição

Seção

Artigos