A formação inicial na educação especial e inclusiva

diretrizes curriculares e políticas públicas em uma perspectiva da reflexão discente e docente

Autores

  • Rosana Cristina Miranda Dugois Unoeste
  • Roseane Almeida da Silva Unoeste / UniBF
  • Sandra de Fátima Baccili Castilho de Campos UniBF
  • Sandra Regina Dorne UniBF / SEED-PR

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.170

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação Inicial

Resumo

Este artigo refere-se à reflexão sobre a formação inicial de docentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, concentrando o estudo na área da educação especial e inclusiva, pautado em políticas públicas e diretrizes nacionais e estaduais, com foco nas políticas educacionais do Estado de São Paulo, relacionado a docentes e discentes que atuam com Estudante Público Alvo de Educação Especial (EPAEE), com objetivo de promover um diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES), Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual e referenciais teóricos. A metodologia se deu por análise documental de políticas públicas e documentos públicos de três IES de educação de um município do interior do Estado de São Paulo, localizado na região oeste. Após o diálogo entre os documentos e o contexto com as IES, conclui-se que há necessidade de revisões nas políticas públicas e nas diretrizes curriculares dos cursos de formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cristina Miranda Dugois, Unoeste

Doutoranda em Educação (Unoeste).

Roseane Almeida da Silva, Unoeste / UniBF

Doutoranda em Educação (Unoeste). Docente da UniBF.

Sandra de Fátima Baccili Castilho de Campos, UniBF

Especialização em Pedagogia escolar, supervisão, orientação e administração escolar. Docente da UniBF.

Sandra Regina Dorne, UniBF / SEED-PR

 Mestre em Educação (UEM). Docente da UniBF e SEED/PR.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

Dugois, R. C. M., Silva, R. A. da, Campos, S. de F. B. C. de, & Dorne, S. R. (2024). A formação inicial na educação especial e inclusiva: diretrizes curriculares e políticas públicas em uma perspectiva da reflexão discente e docente. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), 75–86. https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.170

Edição

Seção

Artigos