A formação inicial na educação especial e inclusiva
diretrizes curriculares e políticas públicas em uma perspectiva da reflexão discente e docente
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.170Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, Formação InicialResumo
Este artigo refere-se à reflexão sobre a formação inicial de docentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, concentrando o estudo na área da educação especial e inclusiva, pautado em políticas públicas e diretrizes nacionais e estaduais, com foco nas políticas educacionais do Estado de São Paulo, relacionado a docentes e discentes que atuam com Estudante Público Alvo de Educação Especial (EPAEE), com objetivo de promover um diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES), Diretrizes Curriculares Nacionais e Estadual e referenciais teóricos. A metodologia se deu por análise documental de políticas públicas e documentos públicos de três IES de educação de um município do interior do Estado de São Paulo, localizado na região oeste. Após o diálogo entre os documentos e o contexto com as IES, conclui-se que há necessidade de revisões nas políticas públicas e nas diretrizes curriculares dos cursos de formação inicial.