Imagem e identidade de professor: uma construção heterogênea

Autores

  • Maria Silvinha Cararo Martins
  • Celso Jorge Martins

Palavras-chave:

Imagem de Professor, Identidade, Heterogeneidade

Resumo

Como se constitui a imagem de professor, numa análise do discurso do próprio professor, foi a motivação inicial para a efetivação desta pesquisa. Um grupo de trinta professores, com vínculo em escolas públicas estaduais do noroeste do Paraná, respondeu a um questionário, por meio do qual se procurou basicamente analisar “o que é ser professor”, e de acordo com o discurso (definições e explicitações da prática pedagógica) enunciado por cada um dos participantes da pesquisa, pode-se constituir diversas imagens de professor. Como suporte teórico foram utilizadas as Concepções de Sujeito de Stuart Hall, principalmente de sujeito da pós-modernidade, e também o conceito de Heterogeneidade Discursiva de Jacqueline Authier-Revuz, considerando o dialogismo Bakhtiniano entre locutor e alocutário e a “ilusão do eu” preconizada por Freud, aplicados na análise dos enunciados presentes nos discursos dos entrevistados. Como resultado, diversas imagens foram postas pelos entrevistados, mantendo as clássicas imagens de professor já consagradas. Por fim, ficou visível a influência de várias concepções pedagógicas do processo ensino-aprendizagem na ação dos professores, ou seja, de diversas vozes permeando os discursos, evidenciando a formação ideológica de educação, existente em cada um deles, entendidas como resultado das condições de produção destes discursos. E ainda, como sujeito da pós-modernidade, os entrevistados mostraram-se possuidores de uma identidade instável e em constante mutação, também entendidas como um reflexo das formações histórico-espaço-temporais na constituição das imagens.

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Biografia do Autor

Maria Silvinha Cararo Martins

Mestre em Educação, UNIBF.

Celso Jorge Martins

Como se constitui a imagem de professor, numa análise do discurso do próprio professor, foi a motivação inicial para a efetivação desta pesquisa. Um grupo de trinta professores, com vínculo em escolas públicas estaduais do noroeste do Paraná, respondeu a um questionário, por meio do qual se procurou basicamente analisar “o que é ser professor”, e de acordo com o discurso (definições e explicitações da prática pedagógica) enunciado por cada um dos participantes da pesquisa, pode-se constituir diversas imagens de professor. Como suporte teórico foram utilizadas as Concepções de Sujeito de Stuart Hall, principalmente de sujeito da pós-modernidade, e também o conceito de Heterogeneidade Discursiva de Jacqueline Authier-Revuz, considerando o dialogismo Bakhtiniano entre locutor e alocutário e a “ilusão do eu” preconizada por Freud, aplicados na análise dos enunciados presentes nos discursos dos entrevistados. Como resultado, diversas imagens foram postas pelos entrevistados, mantendo as clássicas imagens de professor já consagradas. Por fim, ficou visível a influência de várias concepções pedagógicas do processo ensino-aprendizagem na ação dos professores, ou seja, de diversas vozes permeando os discursos, evidenciando a formação ideológica de educação, existente em cada um deles, entendidas como resultado das condições de produção destes discursos. E ainda, como sujeito da pós-modernidade, os entrevistados mostraram-se possuidores de uma identidade instável e em constante mutação, também entendidas como um reflexo das formações histórico-espaço-temporais na constituição das imagens.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

Silvinha Cararo Martins, M. ., & Jorge Martins, C. . (2020). Imagem e identidade de professor: uma construção heterogênea. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 62–72. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/9

Edição

Seção

Artigos