Percepções alusivas a tutoria educacional no Brasil
Palavras-chave:
EAD, Tutoria online, Tutoria presencial, TDICResumo
Este artigo é parte de pesquisa bibliográfica em que investigamos contribuições acadêmicas e percepções concernentes ao trabalho da tutoria educacional à distância e também presencial. Aqui discutimos, além das nuanças próprias do trabalho do tutor e suas implicações, as possibilidades didáticas da educação conectada, inovações tecnológicas digitais em prol do ensino e, como contraponto, os desafios interpostos aos usuários do sistema de tutoria e questões de acessibilidade digital por alunos e profissionais de educação em estudos sob tutoria. Entre os achados, fica evidente a relevância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e, mais tarde, da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como dois importantes reforços no arcabouço educacional brasileiro. Somado a isso, discutimos aqui a inegável importância do tutor na humanização de processos educativos, especialmente na criação de um ambiente de empatia, incentivo à interação e motivação entre os atores envolvidos; no trato com a multimídia, as ocorrências das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), tão imprescindíveis ao trabalho da tutoria. Trata também da problemática de caráter técnico, administrativo ou didático e supõe a necessidade de intervenções equânimes para o perfeito andamento das atividades de forma remota ou presencial. Nesse estudo, então, fica inevitável trazer à discussão algumas questões da educação à distância (EAD), seus ambientes de aprendizagem (AVA) e, por conseguinte, alguns de seus desdobramentos no atual paradigma educativo brasileiro.