O impacto da responsabilidade social percebida pelos consumidores
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.244Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Empresa, ConsumidorResumo
Frente à crescente importância dada pela sociedade às questões sociais e ambientais, juntamente com a elevação da procura por produtos de organizações socialmente responsáveis e éticas, um aspecto crucial para ganhar vantagem competitiva é a postura de apoio a causas sociais e ambientais, demonstrando um genuíno interesse pela situação da sociedade e do meio ambiente local. Esta pesquisa buscou avaliar como a percepção sobre a responsabilidade social das empresas brasileiras, independentemente do setor, influencia a intenção de compra dos consumidores. Neste contexto, busca-se elucidar e explicar o conceito de responsabilidade social; destacando sua relevância para o planejamento estratégico das empresas. Defende-se que o consumo consciente está se tornando uma prática cada vez mais comum na sociedade atual e, por conseguinte, este tema está ganhando relevância no campo teórico. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa bibliográfica, com foco em diversas fontes nacionais e internacionais. A partir desta pesquisa, verificou-se que os consumidores demonstram um interesse significativo na responsabilidade social. Contudo, este fator não é determinante no ato da compra. Em outras palavras, a influência da responsabilidade social nas decisões de consumo ainda é variável. Portanto, os clientes podem considerar este aspecto em algumas situações ao eleger os produtos, enquanto em outras ocasiões, não o fazem.