O impacto da responsabilidade social percebida pelos consumidores

Autores

  • Bruno Silva de Oliveira Faculdade UniBF

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.244

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Empresa, Consumidor

Resumo

Frente à crescente importância dada pela sociedade às questões sociais e ambientais, juntamente com a elevação da procura por produtos de organizações socialmente responsáveis e éticas, um aspecto crucial para ganhar vantagem competitiva é a postura de apoio a causas sociais e ambientais, demonstrando um genuíno interesse pela situação da sociedade e do meio ambiente local. Esta pesquisa buscou avaliar como a percepção sobre a responsabilidade social das empresas brasileiras, independentemente do setor, influencia a intenção de compra dos consumidores. Neste contexto, busca-se elucidar e explicar o conceito de responsabilidade social; destacando sua relevância para o planejamento estratégico das empresas. Defende-se que o consumo consciente está se tornando uma prática cada vez mais comum na sociedade atual e, por conseguinte, este tema está ganhando relevância no campo teórico. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa bibliográfica, com foco em diversas fontes nacionais e internacionais. A partir desta pesquisa, verificou-se que os consumidores demonstram um interesse significativo na responsabilidade social. Contudo, este fator não é determinante no ato da compra. Em outras palavras, a influência da responsabilidade social nas decisões de consumo ainda é variável. Portanto, os clientes podem considerar este aspecto em algumas situações ao eleger os produtos, enquanto em outras ocasiões, não o fazem.

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Biografia do Autor

Bruno Silva de Oliveira, Faculdade UniBF

Especialização em Elaboração e Planejamento de Projetos Sociais.

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Publicado

2025-05-03

Como Citar

Oliveira, B. S. de. (2025). O impacto da responsabilidade social percebida pelos consumidores. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 10(10), 273–284. https://doi.org/10.57077/monumenta.v10i10.244

Edição

Seção

Artigos