Jogo “roleta das expressões algébricas”
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v8i8.233Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Operações, Roleta com expressões algébricasResumo
Neste relato de experiência destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra, sempre muito presente em nossa prática docente. A implementação do tema usando um jogo dinâmico é uma forma de ensino muito eficiente na atualidade, e por se tratar de algo diferenciado e atrativo, os alunos normalmente gostam de participar dessas atividades, dessa maneira talvez isso os estimule a ter interesse em aprender o conteúdo, e por isso, essa é uma prática pedagógica muito utilizada em sala de aula. O objetivo principal foi a elaboração, implementação e validação de uma proposta dinâmica para o desenvolvimento de um jogo que promovesse a compreensão das operações básicas com expressões algébricas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Na proposta, foi desenvolvido uma roleta de expressões algébricas, para os alunos sortearem suas expressões algébricas e trabalharem de forma interativa a atividade. Portanto, tal atividade contribuiu para a aprendizagem concreta de expressões, mediante uso de materiais manipulativos, aprendendo a manipulação de letras e números, em si, a álgebra.