A análise de risco nas operações financeiras

Autores

  • Daniel Malheros Vitto
  • Sandra Regina Dorne
  • Fabiano Cardoso Pirissato
  • Maria Silvinha Cararo Martins
  • Joaquim Mario De Paula Pinto Junior
  • Jorge Luiz Rodrigues Valencio
  • Silvana Soares Siqueira Rocha
  • Cleverson Cirino Coelho Da Silva
  • Enoque Alves Da Rocha
  • Eric Duarte Campos
  • Sirlene Siqueira Alves

Palavras-chave:

Risco, Operações Financeiras, Gerenciamento, Bancos

Resumo

A vivência em um mundo capitalista, não é tão estável quanto se possa esperar, ainda mais quando se defronta, no Mercado financeiro com um ambiente inconstante, contando com diversos fatores de influência. Mediante a um ambiente tão instável é fácil de antever que o risco ocorrerá, todavia, a mensuração do mesmo é mais complexa de ser concretizado. As instituições financeiras como qualquer empresa, estão sujeitas a ser atingida por riscos. O Gerenciamento de Riscos tem como função definir o ambiente atual e as variáveis, o que permitirá um planejamento estratégico, para que se precaver de avarias. O administrador atual deve ser um visionário em diversas frentes, e em principal buscar proteção para sua empresa. É importante um senso estratégico que direcione os passos da empresa e que garanta maior assertividade. O presente trabalho foca na definição, classificação dos riscos, na importância e regulamentação do gerenciamento risco e identifica bibliograficamente métodos de gerenciamento de risco em instituições bancárias. A metodologia terá caráter exploratório, pois buscará delinear algo, sem que haja conjecturas. As pesquisas bibliográficas foram importantes ao tocante de trazerem clareza na definição de risco, suas ocorrências e principalmente trazer métodos para se precaver.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Malheros Vitto

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria – UNESPAR.

Sandra Regina Dorne

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

Fabiano Cardoso Pirissato

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas – UNIFATECIE.

Maria Silvinha Cararo Martins

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

Joaquim Mario De Paula Pinto Junior

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira e Contábil – UNESPAR.

Jorge Luiz Rodrigues Valencio

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão em Direito Ambiental.

Silvana Soares Siqueira Rocha

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Estudos Linguísticos da linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas – UEM.

Cleverson Cirino Coelho Da Silva

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar - UNESPAR.

Enoque Alves Da Rocha

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

Eric Duarte Campos

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Finanças e Controladoria - UNICESUMAR.

Sirlene Siqueira Alves

Professora Orientadora do Curso de Administração da UniBF - União Brasileira de Faculdades. Mestra em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Malheros Vitto , D. ., Regina Dorne, S. ., Cardoso Pirissato, F. ., Silvinha Cararo Martins, M. ., Mario De Paula Pinto Junior, J. ., Luiz Rodrigues Valencio, J. ., … Siqueira Alves, S. . (2020). A análise de risco nas operações financeiras. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 1–9. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/2

Edição

Seção

Artigos