Reflexão a respeito das metodologias ativas no ensino da contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.178Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino da contabilidade, Pensamento crítico, Evolução no campo contábilResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino da contabilidade, destacando a importância de transformações pedagógicas para preparar os alunos de maneira mais eficaz para os desafios do mercado atual. A proposta busca promover uma abordagem mais dinâmica e participativa, incentivando a interação, a aplicação prática dos conhecimentos contábeis. O objetivo geral é discutir a aplicação das metodologias ativas no ensino da contabilidade, visando aprimorar a aprendizagem dos alunos, estimular o pensamento crítico e promover uma formação mais alinhada com as demandas contemporâneas do mercado e da profissão contábil tanto na educação presencial, quanto híbrida e no ensino a distância. Os objetivos específicos são escolher algumas metodologias ativas que incentivem a participação ativa dos alunos; integrar tecnologias educacionais para enriquecer o processo de aprendizagem; relacionar teoria e prática por meio de casos de estudo e atividades práticas; promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. A metodologia é uma abordagem descritiva com elementos de pesquisa participante e bibliográfica, focando nos reflexos da aplicação de metodologias ativas na aprendizagem de Contabilidade. Essa combinação pode fornecer uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema em questão. Com isso espera-se ter uma transformação pedagógica proposta visa elevar a qualidade do ensino da contabilidade, alinhando-o às demandas contemporâneas. Ao adotar metodologias ativas, busca-se não apenas transferir conhecimento, mas formar profissionais capacitados, críticos e adaptáveis, prontos para enfrentar os desafios em constante evolução do campo contábil. Em consenso das partes dos autores deste artigo, podemos afirmar que a prática trazida para a sala de aula é o diferencial para o profissional de marcado, por isso a reflexão das metodologias ativas no ensino da contabilidade, independente do modo de estudo.