Reflexão a respeito das metodologias ativas no ensino da contabilidade

Autores

  • Liziane Hobmeir UniBF
  • Enoque Alves da Rocha UniBF
  • Fabiano Cardoso Pirissato UniBF
  • Letícia dos Santos UniBF / UniCesumar / Unespar.

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.178

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino da contabilidade, Pensamento crítico, Evolução no campo contábil

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a aplicação de metodologias ativas no ensino da contabilidade, destacando a importância de transformações pedagógicas para preparar os alunos de maneira mais eficaz para os desafios do mercado atual. A proposta busca promover uma abordagem mais dinâmica e participativa, incentivando a interação, a aplicação prática dos conhecimentos contábeis. O objetivo geral é discutir a aplicação das metodologias ativas no ensino da contabilidade, visando aprimorar a aprendizagem dos alunos, estimular o pensamento crítico e promover uma formação mais alinhada com as demandas contemporâneas do mercado e da profissão contábil tanto na educação presencial, quanto híbrida e no ensino a distância. Os objetivos específicos são escolher algumas metodologias ativas que incentivem a participação ativa dos alunos; integrar tecnologias educacionais para enriquecer o processo de aprendizagem; relacionar teoria e prática por meio de casos de estudo e atividades práticas; promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. A metodologia é uma abordagem descritiva com elementos de pesquisa participante e bibliográfica, focando nos reflexos da aplicação de metodologias ativas na aprendizagem de Contabilidade. Essa combinação pode fornecer uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema em questão. Com isso espera-se ter uma transformação pedagógica proposta visa elevar a qualidade do ensino da contabilidade, alinhando-o às demandas contemporâneas. Ao adotar metodologias ativas, busca-se não apenas transferir conhecimento, mas formar profissionais capacitados, críticos e adaptáveis, prontos para enfrentar os desafios em constante evolução do campo contábil. Em consenso das partes dos autores deste artigo, podemos afirmar que a prática trazida para a sala de aula é o diferencial para o profissional de marcado, por isso a reflexão das metodologias ativas no ensino da contabilidade, independente do modo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liziane Hobmeir, UniBF

Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia (Instituto LACTEC). Docente da UniBF.

Enoque Alves da Rocha, UniBF

Mestre em Desenvolvimento Tecnológico Aplicado ao Setor Público. Especialista em Contabilidade Pública. Especialista em Ensino a Distância. Bacharel em Ciências Contábeis. Docente da UniBF.

Fabiano Cardoso Pirissato, UniBF

Especialista em Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas. Especialista em Educação a Distância. Bacharel em Administração. Docente da UniBF.

Letícia dos Santos , UniBF / UniCesumar / Unespar.

Mestre em Administração. Docente da UniBF, UniCesumar e Unespar.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

Hobmeir, L., Rocha, E. A. da, Pirissato, F. C., & Santos , L. dos. (2024). Reflexão a respeito das metodologias ativas no ensino da contabilidade. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), 99–110. https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.178

Edição

Seção

Artigos