A existência de Deus na filosofia de René Descartes

as provas e as implicações metafísicas e epistemológicas

Autores

  • Greice Sansão Araldi Prefeitura Municipal de Brusque

DOI:

https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.152

Palavras-chave:

Provas, Existência, Deus, Filosofia, René Descartes

Resumo

O artigo apresenta as provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes. As provas são dispostas em três momentos. Primeiro, a prova da existência de Deus a posteriori pensada através da contingência do espírito. Segundo, a prova da existência de Deus a posteriori pensada através da causalidade da ideia de Deus na mente humana. Por fim, o argumento ontológico cartesiano, isto é, a terceira prova da existência de Deus a priori, pensada a partir da essência do Ser Perfeito. Os objetivos traçados neste artigo foram: apresentar as provas da existência de Deus na filosofia de René Descartes e identificar as implicações metafísicas e epistemológicas. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico exploratório. Os resultados alcançados elucidaram como Descartes formula as provas da existência de Deus e apresenta um novo argumento ontológico na história da filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Sansão Araldi, Prefeitura Municipal de Brusque

Especialista em Filosofia, Ética e Cidadania (Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo). Especialista em Ciências da Religião (UniBF). Bacharel em Filosofia (Faculdade São Luiz). Licenciada em Filosofia (Centro Universitário ETEP). Docente da Prefeitura Municipal de Brusque, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2024-01-13

Como Citar

Araldi, G. S. (2024). A existência de Deus na filosofia de René Descartes: as provas e as implicações metafísicas e epistemológicas. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 6(6), 21–29. https://doi.org/10.57077/monumenta.v6i1.152

Edição

Seção

Artigos