O uso da tecnologia em sala de aula para fins pedagógicos

Autores

  • Edson de Oliveira dos Santos
  • Gabriela Margonar Garcia
  • Naiara Domingos
  • Claudinéia Conationi Da Silva Franco

Palavras-chave:

Tecnologia, ; QR CODE, Sala de Aula, Aprendizagem

Resumo

Atualmente, a internet e as tecnologias digitais criaram um novo paradigma social denominada de sociedade da informação ou do conhecimento. A rápida evolução dos equipamentos eletrônicos está transformando as relações sociais e de ensino/aprendizagem nos ambientes escolares. O presente trabalho teve como objetivo mostrar como o uso da tecnologia como recurso pedagógico pode promover aulas mais produtivas e críticas durante o contínuo processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: 1) foi mostrado aos alunos o tema do projeto: Internet e tecnologia como ferramenta de ensino, explicando o que são os QR CODES, qual a finalidade, como criar um QR CODE e como ler um QR CODE. Logo após foi pedido aos alunos que baixassem o aplicativo de leitor em seus celulares para demonstrar como utilizar o aplicativo para leitura do QR CODE. 2) no segundo momento aconteceu à aula expositiva com a participação dos alunos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, conteúdo explorado pela aplicação de uma dinâmica baseada em questões. 3) as respostas das questões foram expostas nas paredes da sala de aula em forma de QR CODE, onde cada grupo procurou a resposta da questão lançada utilizando o aplicativo baixado para fazer a leitura. Com o desenvolver do projeto foi possível notar o quanto a tecnologia pode inovar o aprendizado, facilitando a exposição de conteúdo, tornando as aulas muito mais dinâmicas. A escola tem a função de transmitir saberes científicos aos alunos e precisa identificar a melhor maneira de fazer isto, pois as tecnologias fazem parte da vida dos estudantes contemporâneos e devem ser vistos como uma ferramenta de ensino. No entanto, não basta à escola adquirir recursos tecnológicos e materiais modernos, é preciso capacitar os professores para que eles consigam construir novas concepções pedagógicas elaboradas a partir do uso de recursos pedagógicos que promovam práticas em diversas áreas do sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson de Oliveira dos Santos

Graduado em Pedagogia, Faculdade UniBF.

Gabriela Margonar Garcia

Graduada em Pedagogia, Faculdade UniBF.

 

Naiara Domingos

Graduada em Pedagogia, Faculdade UniBF.

Claudinéia Conationi Da Silva Franco

Professora de curso superior na Faculdade UniBF; Doutora em Biologia Celular e Molecular- PBC.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

de Oliveira dos Santos, E. ., Margonar Garcia, G., Domingos, N., & Conationi Da Silva Franco, C. . (2020). O uso da tecnologia em sala de aula para fins pedagógicos. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 106–118. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/14

Edição

Seção

Artigos