O papel do perito contábil na resolução de conflitos

Autores

  • Daniel Malheros Vitto
  • Sandra Regina Dorne
  • Fabiano Cardoso Pirissato
  • Maria Silvinha Cararo Martins
  • Joaquim Mario De Paula Pinto Junior
  • Jorge Luiz Rodrigues Valencio
  • Silvana Soares Siqueira Rocha
  • Angélica Papote De Oliveira
  • Eric Duarte Campos
  • Cleverson Cirino Coelho Da Silva
  • Sirlene Siqueira Alves

Palavras-chave:

Contabilidade, Perícia Contábil, Perito Judicial

Resumo

A Perícia Contábil é uma especialidade da Contabilidade que tem o papel de facilitar o entendimento dos magistrados quanto à matéria técnica contábil existente nos pontos controvertidos de uma ação judicial. É uma das provas mais esclarecedoras na resolução dos conflitos judiciais, justamente por demonstrar de maneira técnica a verdade dos fatos. Tem por competência legal auxiliar a Justiça e tornar mais correta as decisões dos juízes, elucidando questões através de exames, vistorias, avaliações, arbitramentos, cálculos e revisões em geral. A presente pesquisa teve como finalidade apontar os objetivos, normas, alterações na legislação, os tipos de perícia contábil e os requisitos necessários para ser um perito contador. Para alcançar estes objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e observação das legislações pertinentes, visando demonstrar a atividade pericial contábil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Malheros Vitto

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Auditoria – UNESPAR.

Sandra Regina Dorne

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM.

Fabiano Cardoso Pirissato

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista Gestão Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas – UNIFATECIE.

Maria Silvinha Cararo Martins

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Educação – UEM. E-mail:

Joaquim Mario De Paula Pinto Junior

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão Financeira e Contábil – UNESPAR.

Jorge Luiz Rodrigues Valencio

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Gestão em Direito Ambiental.

Silvana Soares Siqueira Rocha

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Estudos Linguísticos da linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas – UEM.

Angélica Papote De Oliveira

Professora de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestra em Ciências Jurídicas. UNICESUMAR.

Eric Duarte Campos

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Especialista em Finanças e Controladoria - UNICESUMAR.

Cleverson Cirino Coelho Da Silva

Professor de Curso Superior e Pós-Graduação - UniBF – União Brasileira de Faculdades. Mestre em Formação Docente Interdisciplinar - UNESPAR

Sirlene Siqueira Alves

Professora Orientadora do Curso de Administração da UniBF - União Brasileira de Faculdades. Mestra em Desenvolvimento e Tecnologia – LACTEC.

Downloads

Publicado

2020-06-25

Como Citar

Malheros Vitto, D., Regina Dorne, S. ., Cardoso Pirissato, F. ., Silvinha Cararo Martins, M. ., Mario De Paula Pinto Junior, J. ., Luiz Rodrigues Valencio, J., … Siqueira Alves, S. . (2020). O papel do perito contábil na resolução de conflitos. Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar, 1(1), 94–105. Recuperado de https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/13

Edição

Seção

Artigos