O efeito superior das imagens na memorização e aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.57077/monumenta.v4i1.115Palavras-chave:
Memória, Memorização, Técnicas, Cérebro, NeuroaprendizagemResumo
Este estudo observou que a capacidade de recordação de informações que são recebidas por meio de visualização de imagens associativas é consideravelmente superior à capacidade de recordação de informações recebidas em formato abstrato, tais como somente palavras e textos. Um mesmo conteúdo conceitual, em dois diferentes formatos, foi apresentado a dois grupos de pessoas, um formato para cada grupo. A apresentação de ambos os formatos observava a mesma duração de tempo, porém, para os integrantes de um dos grupos, a apresentação demonstrava imagens associadas aos conceitos e para integrantes do segundo grupo, a apresentação foi feita apenas sobre o texto conceitual, sem imagens. Após a apresentação individual para cada integrante, era solicitado ao sujeito que evocasse o conteúdo adquirido em quatro momentos distintos, visando verificar a retenção da informação na memória. A primeira evocação foi solicitada imediatamente à apresentação, a segunda evocação uma hora depois, a terceira 24 horas depois e a quarta evocação era feita após sete dias. Os resultados demonstraram que, independentemente da idade, gênero, ocupação profissional e até escolaridade, os sujeitos que receberam a apresentação com imagens alcançaram um desempenho 89% superior de memorização, sobre os sujeitos que receberam a apresentação apenas baseada em texto.