Os desafios para o uso das novas tecnologias no trabalho docente
Palavras-chave:
Logística, Transporte - Rodoviário, Terceirização Transporte de cargasResumo
O presente artigo discorre sobre os desafios para o uso das novas tecnologias no tra-balho docente e como os profissionais da educação se relacionam com essas novas ferramentas no seu trabalho cotidiano. Temos que, em nossa contemporaneidade, as inovações tecnológicas interferem nas relações cotidianas e alteram padrões de soci-abilidade. Os aparelhos celulares computadores e outros equipamentos transforma-ram nossa forma de nos comunicar e buscar conhecimentos. Nesse sentido, as esco-las não ficaram alheias a essas mudanças sociais e o ambiente escolar incorporou vários equipamentos e recursos tecnológicos que, introduzidos na sala de aula, abrem novas possibilidades para o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o docente per-cebe a necessidade de inserir-se no novo mundo digital, porém, o processo de inser-ção é desafiador na medida em que um número expressivo de professores não obteve uma formação que contemplasse o uso de tecnologias nas suas metodologias de tra-balho. Como resultado, temos o embate entre educandos digitais e professores pré-digirais, gerando uma série de problemas e dificuldades no processo de ensino. Além disso, a relação entre recursos tecnológicos docentes tende a ser em muitos momen-tos conflituosas, pois há dificuldades na formação para o uso das tecnologias e tam-bém há falta de infraestrutura que possibilita a real aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação dentro do ambiente escolar. No bojo desses novos desa-fios é que ganha relevância a formação continuada voltada para o uso das ferramen-tas tecnológicas disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem.